quarta-feira, abril 13, 2005

Sacrifício

Eis uma das coisas que penso que faço e não compreendo totalmente.
Sacrificar-se por quem se ama, não esperar resposta. Saber que a verdadeira gratidão e amor está no ato, não no que a outra pessoa vai achar. Demonstrar exemplos, ser herói nem que seja por alguns segundos e por coisas bobas. Saber que existe dignidade quando não se age normalmente.

Pensando nisso, existe vezes que eu mesmo não acredito se realmente me sacrifiquei de verdade, de forma honrosa. Muita gente me diz que isso é besteira, que as pessoas não são dignas de serem ajudadas, que são más, que sempre nos machucam. Isso não é nenhuma mentira, a realidade feia e repugnante que vivemos é fruto disso. Porém, toda vez que me fazem essa pergunta, eu lembro das palavras de uma amiga minha num momento de depressão profunda, quando eu a estive ajudando "Eu confio na alma das pessoas, no éter. Isso me impede de tirar a minha insignificante vida ou mesmo odiar meus semelhantes".

Crises existenciais, depressivas e negativas em geral aflinge nosso pensamento na adolescencia, é comum. Não estou dizendo isso como uma pessoa que vive fora da realidade nossa, sou tão jovem quanto qualquer um aqui, no dia de hoje. Mas superar isso e, ainda mais, ajudar aquele que sofre de algo assim, é uma coisa gratificante de se saber. Cria-se exemplos, um pequeno impulso para o prosseguir da vida.

O sacrifício que me refiro não é apenas o da vida, o de morrer por outro, sejam quais forem os motivos, mas sim o sacrifício de estar se preocupando, de estar se comprometendo com quem se ama. O amor que transcede o carnal, o oficial, o enamorado.

Espero que as pessoas que me amam e que eu amo tenham gostado do texto. Foi uma pequena reflexão minha.

1 Comments:

Blogger Guilan said...

sim... pq o mundo é assim tao caotico afinal..

1:55 PM  

Postar um comentário

<< Home